Vacinação antirrábica começa em setembro

A vacinação antirrábica em Varginha e na região vai acontecer em três domingos de setembro (13, 20 e 27) em vários locais já escolhidos. A previsão da Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS) é vacinar cerca de 218 mil animais.

Motivos para vacinar

A raiva é um vírus zoonose, ou seja, que pode ser transmitido do animal para o homem. Ainda que seja considerada incomum nos dias de hoje, ainda gera muitas preocupações para amantes de bichinhos de estimação, pois é fatal em quase 100% dos casos.

Essa doença contagiosa é transmitida através da saliva de animais contaminados, por isso, sua principal forma de propagação é a mordida. Tanto nos pet quanto em pessoas, o vírus pode ficar encubado por até duas semanas até que os sintomas surjam, sendo a agressividade mais notável.

Devido à facilidade da contaminação, a vacina é tão importante. Além da mordida, a contaminação também pode ocorrer por arranhões e até mesmo o simples contato com excrementos e secreções.

Ainda hoje, a vacina antirrábica é a única forma de prevenção. Animais que viajam muito, que estão em contato com animais silvestres ou que passam muito tempos nas ruas são os mais suscetíveis a adquirir a doença, mas até mesmo os mais bem cuidados não estão 100% a salvos.

Por isso, vacinar seu pet é uma questão de segurança para ele e para todos que convivem com ele.

Deixe um comentário