UAI de Varginha amplia horário de atendimento a partir desta quarta-feira (13)

A partir desta quarta-feira (13) a UAI (Unidade de Atendimento Integrado) de Varginha volta a funcionar em horário integral, das 8h às 17h, conforme autorização da prefeitura local e da Seplag (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão). O posto, administrado pelo Shopping do Cidadão, foi reaberto na segunda-feira (11) com horário inicial de atendimento das 12h às 17h.

            Por enquanto, estão disponíveis somente emissão de RG (Registro Geral) ou entrega de carteira de identidade solicitada anteriormente, além da retirada de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e de CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) que já haviam sido pedidos antes do início da pandemia.

Esses serviços também estão sendo oferecidos nas unidades de Betim, Governador Valadares e Uberlândia, operadas pelo Shopping do Cidadão, que reabriram respectivamente nos últimos dias 5, 11 e 7. Em Betim e em Governador Valadares, o atendimento é feito das 8h às 17h. Em Uberlândia, temporariamente o funcionamento é das 12h às 17h. No caso de Juiz de Fora e Montes Claros, a empresa aguarda definição municipal para a reabertura.

Os cidadãos que tiverem documentos a retirar devem preencher um formulário disponível no site www.mg.gov.br e agendar dia e horário para ir a uma unidade. À medida que o governo autorizar, os demais serviços voltarão a ser prestados à população.

Medidas de higiene e segurança – Nos seis postos administrados pelo Shopping do Cidadão em Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha _que antes da pandemia do novo coronavírus faziam juntos, em média, 7 mil atendimentos por dia_ foram adotadas todas as medidas sanitárias recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Governo de Minas para prevenir a transmissão do vírus e a consequente propagação da Covid-19. A empresa forneceu aos colaboradores máscaras, luvas, álcool em gel e protetores faciais tipo Shield para uso em casos específicos, como atendentes que tiverem que transitar entre os cidadãos, dando orientações e organizando filas, por exemplo.

Os  gestores e colaboradores foram treinados e orientados a seguir medidas de segurança como higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel; limpar com mais regularidade estações de trabalho e demais ambientes; evitar tocar em locais de uso comum, como maçanetas, interruptores e micro-ondas; usar máscara durante todo o expediente, trocar o equipamento de proteção regularmente e guardar separadamente em saco plástico as máscaras que foram usadas durante o dia para posterior higienização em casa; manter distância mínima de 1,5 metro dos colegas de trabalho e dos cidadãos se possível; evitar refeições e marcações de ponto nos mesmos horários; e manter os cuidados necessários também em suas residências.

Além disso, os gestores das unidades medirão diariamente a temperatura dos integrantes de cada equipe e farão uma triagem para identificar possíveis sintomas. Os colaboradores que apresentarem indícios de Covid-19 serão orientados a procurar imediatamente o serviço de saúde conveniado e a se manterem isolados. Esses  profissionais só poderão retornar ao trabalho mediante autorização médica.

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