Transporte coletivo: Linha Sagrado Coração com mais ônibus

Transporte coletivo: Linha Sagrado Coração com mais ônibus

A Divisão de Transporte da Prefeitura Municipal ainda está se adaptando à realidade do novo coronavírus. Em razão do horário de funcionamento do comércio, algumas linhas vêm sofrendo adaptações.

Com as alterações ainda nos horários permitidos para idosos, o movimento nos ônibus, reduziu de 30.000/dia para apenas 9.000/dia. Houve redução de ônibus nas ruas e com isso aglomeração em alguns horários e linhas. Uma reunião nesta quarta-feira, 27, definiu novas alterações. Participaram o chefe da Divisão de Transportes, Gledston Cardoso Assis; o secretário Municipal de Obras, Wilian Gregório; os fiscais, Luciana Rodrigues, Luciene Maciel, Rodrigo Vitor dos Santos, João André Filho, Adilson de Souza e Claudinéia Maria Messias. Representando a Autotrans, o supervisor, Samuel Inácio, e o encarregado de frota, Geovane Claret.

Para atender a população, ficou decidido que em locais onde houve redução de horários, haverá mais veículos nos horários de pico:

– A linha do Sagrado Coração, com ônibus reservas para manhã e à tarde e nos finais de semana.

– A linha Campos Elíseos terá ônibus só em horários de pico, por falta de demanda.

– A linha 20 – Santa Maria – terá ônibus rodando na parte da manhã. À tarde os bairros serão atendidos pela linha 06.

“Com o pedido maciço para não haver aglomeração, não está tendo demanda para os ônibus. Antes da pandemia o público que utilizava o transporte coletivo era 30.000 /dia, sendo que esse número caiu atualmente para 9.000/dia”, explica o chefe da Divisão, Gledston Cardoso.

Outro assunto abordado foi a abordagem que motoristas de aplicativos e táxis nos pontos de ônibus convencendo as pessoas a usarem estes veículos.

Idoso

Na reunião destacou-se a situação dos idosos com direito à gratuidade. Eles devem evitar os horários de pico. Cartazes colocados em vários locais informam que esses clientes seniors, atendendo ao decreto municipal, não podem circular das 6h30 às 8h, das 9h30 às 10h30 e das 16h às 19h.

Fiscais

Os seis fiscais da Prefeitura trabalham para detectar irregularidades. Eles circulam em pontos de ônibus das 7h às 11h e das 13h às 17h e também nos horários de pico das 5h30 às 7h, das 11h às 13h e das 17h às 20h. Quando são verificadas deficiências, a comunicação é feita imediatamente à Divisão de Transporte e Planejamento Municipal que toma as cabíveis providências. A Autotrans também tem fiscais que atuam diariamente na prestação de serviços à população.

O prefeito de Varginha, Vérdi Melo, pediu empenho para que essa prestação de serviço atenda às necessidades da população que depende dos ônibus coletivos. “Logo vamos começar a remodelar o ponto de ônibus central na Praça Getúlio Vargas, um anseio da Divisão de Transporte e Planejamento Municipal; vamos retirar os abrigos atuais e construir uma estrutura que oferecerá mais conforto, segurança e beleza que a população merece”, adiantou Vérdi.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *