Testes rápidos para o covid-19 estão disponíveis para a população ativa

A Secretaria Municipal de Saúde de Varginha está ampliando a aplicação de testes rápidos, agora para a população economicamente ativa.

Estes testes serão aplicados em pacientes atendidos na Policlínica Central, UPA e Hospital Bom Pastor, que apresentam sintomas de infecção por covid-19 há mais de oito dias. O resultado sai em minutos.

Encontram-se nesses grupos prioritários:

-Profissionais de saúde e Segurança pública;

-Pessoa que mora no mesmo domicílio de profissionais de saúde ou segurança pública em atividade;

-Pessoa com idade igual ou superior a 60 anos;

-Portadores de condições de risco e complicações para o covid;

-População economicamente ativa.

Testes rápidos

Segundo a Anvisa, o teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus basicamente aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. Quando uma pessoa entra em contato com o vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica).

Estudos científicos têm demonstrado que, a partir do sétimo dia de sintomas de uma pessoa com Covid-19, é possível detectar anticorpos em testes rápidos, sendo que em grande parte dos produtos registrados na Anvisa os resultados mais robustos foram obtidos a partir do décimo dia.

Deixe um comentário