Semana da Amamentação em Poços de Caldas

Desde 1992, mais de 120 países celebram a Semana Mundial da Amamentação de 1º a 07 de agosto. O período foi definido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com base na Declaração de Innocenti, assinada em 1º de agosto de 1990.

Em 2019, o tema da Semana Mundial de Amamentação é “ Empower Parents – Enable Breastfeeding ou Capacitar os pais e ativar a amamentação.”

“Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”. Esse será o slogan da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2019, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês). O tema tem como objetivo enfatizar a importância do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade.

A ideia é propor uma abordagem inclusiva em que o envolvimento de todos deixe também a mãe mais segura e confiante.

Em Poços de Caldas a cada dia acontecerão encontros, discussões e reflexões sobre o tema entre gestantes, familiares e profissionais da área.

Depoimentos de mães que passaram por diferentes situações e conseguiram amamentar seus filhos, dar qualidade nutricional aos bebês e superar barreiras vão incentivar outras mulheres e famílias a buscarem apoio para conduzirem da melhor forma este momento em suas vidas e de seus filhos.

O leite materno é fundamental para a saúde do bebê e existem técnicas para auxiliar as mães que têm dificuldade em amamentar. A amamentação significa saúde para a mãe e para o bebê, com reflexos importantes ao longo da vida da criança que vão desde a saúde física até na aprendizagem. Além do leite, que deve ser exclusivo até os seis meses de idade, aspectos afetivos também devem ser observados como o vínculo criado na amamentação entre mãe e filho.

Durante toda a Semana acontecerá uma exposição de fotografias no Shopping Poços de Caldas e no Café Concerto, no Parque José Affonso Junqueira. Especialistas vão tirar as dúvidas das mulheres e familiares.

A organização do evento será do Espaço Primeiros Laços. A programação tem eventos gratuitos e abertos à população e inclui ainda questões como a volta ao trabalho depois do parto, no período de amamentação e casos com graus de dificuldade mais específicos.

Segundo a Enfermeira Obstétrica e Consultora em Amamentação, Dorise Simão, a informação é muito importante para garantir a amamentação correta. “Este processo precisa ser compreendido por todos da família e da sociedade. É primordial o conhecimento e a orientação para que as mães sintam-se seguras de que estão fazendo o melhor para seus filhos.”

A Semana da Amamentação acontece em parceria com o Shopping Poços de Caldas, Café Concerto e tem o apoio de Foto Brasilmar.

A campanha deste ano mostra que muitas vezes a mãe está disposta a amamentar mas é influenciada por parte da sociedade ou da família que ainda não tem convicção de que isto é o melhor para mãe e filho sempre. Daí a necessidade de tornar a discussão mais abrangente, para fora do núcleo familiar.

Deixe um comentário