Requeijão moreno de Porteirinha está entre os mais saborosos do mundo

Requeijão moreno de Porteirinha está entre os mais saborosos do mundo

Iguaria levou medalha de ouro no concurso internacional de queijo, realizado em Araxá

 

O requeijão moreno produzido pelo produtor Everson Pereira, também conhecido pelo apelido de Toko, em Porteirinha, no Norte de Minas, está entre os queijos mais saborosos do mundo. A chancela foi dada pelos jurados do concurso mundial do queijo, que ocorreu entre os dias 5 e 6 de novembro , o International Cheese Awards, realizado durante a Expoqueijo Brasil 2021, em Araxá, Triângulo Mineiro. O Requeijão Moreno Toko conquistou medalha de ouro, na categoria Massa Fundida.

Toko comemorou o prêmio e viu na conquista mais uma oportunidade de valorizar o seu produto, fabricado há oito anos, numa agroindústria de pequeno porte que mantém na sua propriedade rural, a três quilômetros do centro urbano de Porteirinha. “É uma sensação que não tenho nem palavras pra descrever. É muito bom receber o ouro, ser premiado num concurso internacional, onde têm vários países participando e você está entre os melhores. É um reconhecimento à qualidade do meu requeijão. Mostrei que o produto tem qualidade, pois foi degustado e aprovado por mestres queijeiros”, festejou.

O produtor Everson Pereira é atendido e acompanhado pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), desde que resolveu a se dedicar à atividade, resgatando um ofício dos bisavós maternos, que segundo ele já fabricavam requeijão moreno. A confecção do produto é ainda a realização de um sonho dele e da esposa Mirani Rodrigues Santos Pereira. A mão de obra da queijaria é só a do casal.

“Há muito tempo atrás meus bisavós produziam e a gente sempre sonhou resgatar essa cultura. O requeijão moreno é um produto típico na nossa região, do Norte. Minha esposa e eu trabalhamos numa fábrica de requeijão e foi lá que aprendemos a produzir. Então com muitas dificuldades conseguimos abrir uma queijaria nossa. Fizemos um bom requeijão, o melhor do mundo”, constata orgulhoso.

Modo de produção

O requeijão moreno é um tipo de queijo artesanal, feito a partir de leite cru coagulado naturalmente. É um produto obtido da fusão da mistura de creme de leite com massa de coalhada dessorada (sem o soro) e lavada. Nos meios técnicos é considerado um queijo de massa fundida. De consistência firme ou de corte, é comercializado em barras. Como o próprio nome sugere, o requeijão moreno é amarronzado, com tonalidade que pode variar de mais clara a escura, dependendo do tempo de cozimento ou fritura do creme de leite usado para dar o acabamento final.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *