Reabertura do comércio de Varginha será gradual, restritiva e educativa

A reunião aconteceu o sábado, dia 11, na sede do Inprev – Instituo de Previdência do Servidor Público Municipal, e contou com as presenças de profissionais da  Secretaria de Saúde que estão ligados diretamente ao enfrentamento do Covid 19,  dos responsáveis pelos  hospitais da cidade (Bom Pastor, Regional, Humanitas e Varginha), da UPA, Associação Médica de Varginha,  representantes  do Comércio (ACIV, Sindicatos e associações e do Shopping), da segurança pública (Polícia Militar e Guarda Civil Municipal), empresários  dentre outros, além dos secretários municipais de Governo, Carlos Honório Ottoni Júnior e de Educação, Rosana Carvalho e do vereador Cláudio Abreu representando a Câmara Municipal.

“Foi uma reunião para tratar de assuntos relacionados a  manutenção ou não das restrições para a abertura do comércio e outras atividades de Varginha, tendo em vista as questões de saúde e economia, levando-se em consideração a pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19) e face às disposições do Decreto Municipal nº. 9.770/2020, que dispõe sobre a suspensão temporária das atividades não consideradas essenciais à população. Procuramos reunir  pessoas de vários setores para unificarmos nossas ações de forma a flexibilizarmos a abertura do comércio”, explicou o prefeito Vérdi Melo.

Segundo Vérdi, a abertura do comércio está condicionada  ao maior engajamento por parte da população aos cuidados a serem adotados em relação ao Coronavírus. “O que a gente percebe é a ausência da ciência da importância do isolamento social, com muitas pessoas nas ruas, a ausência de máscaras e outros equipamentos de proteção individual e acúmulo de pessoas em filas e em praças da cidade.  Precisamos dividir com a população a necessidade de se cumprir metas, para que ocorra a retomada da normalização das atividades”.

Após apresentados todos os argumentos,  os comerciantes, no geral, concordaram com a abertura gradual, restritiva e educativa  do comércio,  havendo bom senso entre todos. Por parte da prefeitura ficou acertada  uma campanha  de conscientização da população dos cuidados a serem adotados a fim de se evitar o aumento do número de casos do Covid-19 em Varginha tais como o uso de máscaras, manter o isolamento social e, em caso de precisar sair, ao pegar filas manter distanciamento, evitar aglomerações e redobrar os cuidados com os idosos.

Deixe um comentário