Programa estadual lança vídeos para estimular prática de atividades físicas

Sedese cria programa para população se exercitar em casa durante período da quarentena

Em tempos de isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) traz uma proposta para evitar o sedentarismo e estimular a prática de atividades físicas durante o período de quarentena. É o Programa Mova Minas, lançado pela Subsecretaria de Esportes, nesta terça-feira (12/5).

Com atividades desenvolvidas para a comunidade em geral,  atletas profissionais ou não, o programa pretende ajudar a população a manter a rotina de atividades físicas em casa, além de fortalecer a saúde mental. 

Os exercícios podem ser desenvolvidos por todos os membros da família, com ou sem o uso de objetos comuns – como cadeiras, mochila, folhas de caderno, bola, toalha ou apenas com o peso do próprio corpo.

Benefícios 

A série de vídeos traz exercícios de intensidade moderada, que desenvolvem a capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular, o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação motora, a força de membros inferiores e superiores, entre outros benefícios. O programa busca a manutenção da saúde e qualidade de vida. 

A ideia de criar os vídeos é de um servidor da Sedese, o professor de Educação Física Samuel Souza, que pensou em uma forma de minimizar os impactos do isolamento social na rotina da população. 

Segundo ele, um dos impactos negativos da quarentena é a redução no nível de atividades físicas, com tendência para o comportamento sedentário. “Para combater esse quadro idealizamos um programa de fácil acesso e bastante eficaz, com foco no bem-estar e na qualidade de vida da população”.

Como acessar

Samuel  reforça que o programa Mova Minas possibilita que a prática de atividades físicas seja realizada no ambiente doméstico, sem necessidade de contatos sociais. O programa também dispensa a compra e o uso de equipamentos complexos, utilizando apenas objetos simples e que todos têm à mão.

O público pode acessar os vídeos no Facebook da Sedese e também no canal da Secretaria no Youtube . Já estão disponíveis o primeiro programa, de atividade física com a utilização da bola, além de vídeos com dicas para o pré e o pós treino. A primeira parte do projeto prevê a publicação de 11 vídeos, e a atualização é diária.

Deixe um comentário