Prefeito assina decreto liberando o funcionamento de lojas em Varginha

O prefeito de Varginha, Vérdi Melo, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (17) à tarde, anunciou a abertura do comércio, gradativamente, já a partir desta segunda-feira, dia 20. De segunda a sexta-feira, de 10 horas às 16 horas, e nos sábados, de 9 horas às 14 horas. O shopping, bem como academias de ginástica, bares, clubes e restaurantes ficam para um segundo momento.

Concomitantemente, toda a frota da empresa de transporte coletivo estará disponível. Uma preocupação é com os idosos que terão tratamento especial.

“Nós criamos um comitê anticrise composto por 23 pessoas não somente o líder mas do comércio, da saúde, da própria economia, da segurança pública. Todas estas pessoas compõem o nosso comitê. E tivemos uma reunião de manhã (sexta-feira, 17), através desse comitê nós definimos que o comércio terá seu retorno gradativo a partir do dia 20, segunda-feira”, informou o prefeito Vérdi Melo.

Entrevista do prefeito Vérdi Melo

Durante a paralisação em razão do novo coronavírus, o prejuízo para os cofres públicos é de cerca de 40%. “Cerca de 40% do nosso faturamento, da nossa receita, já está comprometida ocasionada pela paralisação”, destacou o prefeito.

Representantes do Via Café Garden Shopping, bares, restaurantes e academias vão apresentar projetos específicos, para segurança de funcionários e frequentadores. Isto para a liberação para um segundo momento.

Quanto aos números da saúde de Varginha Vérdi informou que o município conta com 259 leitos públicos e privados, 50 leitos em CTI (40 públicos e 10 privados). O hospital de campo na Unifal, com 55 leitos (9 de UTI) começa a funcionar no final da primeira semana de maio. Além dos respiradores existentes, foram adquiridos mais 23 para compor a UPA e o Hospital Bom Pastor.

Principais pontos da entrevista:

– Horário de funcionamento: de segunda a sexta, de 10h ás 16 horas; sábados, de 9h às 14 horas;

– Todos os funcionários das lojas terão de usar máscaras e os locais terão álcool gel disponível;

– Obrigatório o uso de máscaras em táxis, veículos de aplicativos, ônibus coletivos;

– Idosos: uso gratuito no transporte coletivo de 8 horas às 9h30; das 10h30 às 16 horas; e após as 19 horas. Remédios de uso controlado serão entregues em casa.

Deixe um comentário