Posto de combustíveis em Varginha venderá gasolina a R$ 2,618

Ação é fruto da adesão do estabelecimento ao Dia Livre de Impostos (DLI)

No próximo dia 30 de maio, os comerciantes em todo o país realizam um grande protesto contra um dos grandes vilões do crescimento econômico brasileiro: a alta carga tributária embutida em produtos e serviços. O Posto Líder (Rua Antônio Justino de Paiva 385, Bairro São Geraldo -Varginha/MG) aderiu novamente à campanha e comercializará 2 mil litros de gasolina comum sem a incidência de impostos.

O valor de R$/L 2,618 representa o preço da gasolina comum sem a incidência de três tributos (CIDE, ICMS e PIS/COFINS), que representam cerca de 46% de taxas que compõem o preço final do produto. O revendedor Leandro Motteran, diretor do Minaspetro na região, destaca a importância do engajamento da categoria de postos neste tipo de iniciativa.

“Nós queremos chamar a atenção da sociedade para a elevada carga tributária incidente nos combustíveis aqui em Minas Gerais, que ficou ainda mais pesada depois do reajuste do preço final do ICMS cobrado. Hoje, o consumidor mineiro é um dos que mais pagam imposto sobre a gasolina, ‘perdendo’ apenas para quem abastece no Estado do Rio de Janeiro”, ressalta.

A ação do posto no DLI visa tirar desmistificar a ideia de que o dono do posto é o culpado pelo valor da gasolina nas bombas, uma vez que diversos outros fatores como a Petrobras, usinas de cana-de-açúcar, além dos impostos, são responsáveis pelo elevado preço dos combustíveis, conforme está demostrado na tabela abaixo:

Dia Livre de Impostos

O Dia Livre de Impostos nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país.

Para você ter uma noção: Em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto. E está em último como país que melhor retorna o dinheiro para a população.

O brasileiro trabalha em média 153 dias (5 meses) por ano só para pagar impostos. Apenas nos setores de Maquiagem e Eletrônicos as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente.

No Dia Livre de Impostos os lojistas participantes vão comercializar seus produtos com descontos no valor que normalmente é consumido por taxas de tributação.

A proposta do DLI é promover uma data de conscientização para a população sobre as altas cargas tributárias pagas no país. E como forma de materializar essa conscientização, todos os lojistas participantes comercializam produtos ou serviços isentos de impostos, arcando eles mesmos com os impostos descontados nesse dia.

Assim conscientizamos os consumidores quanto ao real impacto dos impostos em suas vidas e aumentamos o seu poder de consumo por um dia.

Quanto você paga

– Forno de Micro-ondas: 59,37%;

– Cosméticos: 55,27%;

– Conta de luz: 48,28%;

– Bicicleta: 45,93%;

– Chuveiro elétrico: 48,23%;

– Caneta: 49,95%;

– Câmera fotográfica: 50,75%;

– Tênis importado: 58,59%.

Deixe um comentário