No Dia Mundial de Combate à Tuberculose um plano para acabar com a doença em Minas

Nesta quinta-feira (21) comemora-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. E o Governo de Minas reuniu em Belo Horizonte profissionais das regionais de Saúde, inclusive a SES de Varginha, para o II Workshop para o Controle da Tuberculose. O objetivo é discutir estratégias para o enfrentamento da doença no estado.

Em 2019, foram notificados, até o momento, 506 casos de tuberculose no estado e 13 óbitos (dados sujeitos a alteração). Em 2018, foram notificados 4.223 casos da doença e 232 óbitos e, em 2017, foram 3.989 casos e 239 casos. Ao todo, 549 municípios mineiros tiveram pelo menos um caso de tuberculose em 2018. Não foi possível levantar o número de casos na Regional de Saúde de Varginha.

Sintomas e Diagnóstico
A tuberculose pulmonar é transmitida de pessoa para pessoa pelo ar, quando um doente tosse, espirra, canta ou fala mais alto. A tosse com duração de 03 ou mais semanas é um dos sintomas principais, acompanhada ou não de febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento. Na vigência desses sintomas, é importante a pessoa procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa para ser avaliada.

A realização do exame do escarro é uma das principais ações para o diagnóstico da tuberculose. O Estado de Minas Gerais possui uma rede que realiza também o Teste Rápido Molecular, exame moderno para o diagnóstico da doença, e o exame de cultura.

Deixe um comentário