Minas tem terceira menor taxa de mortalidade por coronavírus do país

Minas tem terceira menor taxa de mortalidade por coronavírus do país

De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), nesta quinta-feira (7/5), Minas Gerais ocupa a antepenúltima posição no ranking de óbitos por coronavírus do país.
Os dados apurados pelo órgão apontam 5 mortes por 1 milhão de habitantes no estado desde o início da pandemia. O índice é 1 ponto acima do último e penúltimo colocados, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, respectivamente, com 4 mortes por 1 milhão de habitantes.


Dados locais
De acordo com estes números, Minas Gerais é o 3º estado com a menor taxa de óbitos, com índice 87% menor que a média dos estados e 89% menor considerando o país como um todo. Apesar de o número indicar uma situação controlada no estado, em live realizada nesta quinta-feira (7/5), em que o governador anunciou a recuperação e disponibilização de mais 368 leitos de UTI na rede pública hospitalar do Estado, ele ressaltou que todo o esforço tem sido feito para preparar os hospitais “para que nenhum mineiro fique sem leito”.
Romeu Zema destacou ainda que o resultado positivo para o enfrentamento da pandemia no estado é fruto de um trabalho integrado e da união de esforços de todos.


Ações
Além da habilitação de novos leitos de UTI, o estado tem empreendido intenso trabalho de
prevenção e combate à pandemia de Covid-19 com ações como desinfecção de espaços públicos, identificação e recuperação de leitos de UTI na rede pública de saúde e campanhas de conscientização da população, entre outras iniciativas.


Segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, a população também tem sido responsável pelos índices positivos no combate ao coronavírus. “O isolamento em momento oportuno e com bom nível de adesão social é um dos fatores para o desempenho do estado na luta contra a pandemia”.


O último balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado nesta quinta-feira
(7/5), o estado tem 2.770 casos e 106 mortes confirmadas pelo coronavírus

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *