Live discute Gripe Espanhola e Covid-19 em Varginha nesta quarta (24)

Live discute Gripe Espanhola e Covid-19 em Varginha nesta quarta (24)

A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, promove nesta quarta-feira (24/06), às 14h, a live “Varginha e as pandemias: história de enfrentamentos desde Gripe Espanhola até as ações contra Covid-19”. O assunto será tratado pelo historiador José Roberto Sales e pelo médico e secretário de Saúde de Varginha, Dr. Luiz Carlos Coelho. A iniciativa é da Biblioteca Pública e Museu Municipal.

A transmissão será feita por meio do Facebook e YouTube da Fundação Cultural de Varginha, além de ser retransmitido pelo Facebook do Blog do Madeira, Jornal Correio do Sul, Noticiando Varginha, Rádio Melodia FM, Up Varginha, TV Princesa, Varginha Digital, Varginha Online e Van FM.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, “a temática é relevante para sabermos o que houve no passado em nossa cidade com a pandemia da gripe espanhola e compreendermos as ações que estão sendo tomadas neste momento devido à covid-19 e delinear nossas atitudes no futuro para que essa doença seja dizimada”.

José Roberto Sales é autor dos livros “A Gripe Espanhola em Varginha (MG) 1918: Memória de uma tragédia” e “A Gripe Espanhola nas estâncias hidrominerais de Cambuquira, Caxambu, Lambari e São Lourenço – MG – 1918-1919”. Sales é especialista em História e Construção Social do Brasil (Unincor, 2006), especialista em Saúde Pública (Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, 1996), psicólogo clínico (PUC/MG, 1980), pedagogo (FAFI/Varginha, 1984) e presidente da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências em vários mandatos. A importância do conjunto de sua obra foi reconhecida pela Library of Congress (USA) e National Library of Medicine (USA).

O Dr. Luiz Carlos Coelho é secretário municipal de Saúde desde abril deste ano e atua há 15 anos como médico infectologista da Policlínica Central. Mestre em educação, é graduado em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em infectologia da SBI – Sociedade Brasileira de Infectologia, com especializações também em Saúde Pública, Administração Hospitalar, Medicina do Trabalho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *