Joãozinho Enfermeiro cobra medidas de combate a queimadas em Varginha

O vereador Joãozinho Enfermeiro solicitou uma indicação encaminhada ao Executivo, ao Setor de Fiscalização, ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, ao representante da Defesa Civil e ao representante do Corpo de Bombeiros Militar, a adoção de medidas eficazes para combater as queimadas urbanas em Varginha.

Com a chegada do período de seca, o índice de queimadas urbanas aumenta, trazendo graves consequências ao meio ambiente e à saúde pública.

“Em nosso Município, as queimadas urbanas têm sido constantes, o que exige uma maior fiscalização junto aos órgãos competentes, pois as queimadas aumentam a incidência de problemas respiratórios, o que é muito preocupante neste tempo de Codiv-19”, disse o vereador Joãozinho.

Ainda segundo o vereador, as queimadas afetam a saúde das pessoas, em especial daquelas que sofrem de asma, bronquite, rinite e doença pulmonar obstrutiva crônica. Além da fumaça irritar a garganta e vias aéreas, as cinzas se acumulam nos imóveis, causando muitos transtornos aos moradores e animais domésticos.

“É imprescindível a adoção de medidas de prevenção que reduzam os índices de queimadas na cidade, como: campanhas de conscientização sobre a gravidade das queimadas especialmente durante a pandemia do Covid-19 e que alertem a população dos perigos que as queimadas podem oferecer às residências próximas do foco de incêndio e da rede elétrica, bem como a intensificação da fiscalização do cumprimento da Lei nº 4.876 que proíbe a realização de queimadas para limpeza de terrenos baldios”, finalizou.

Deixe um comentário