Inaugurada nova sede da Secretaria de Saúde

A prefeitura de Varginha inaugurou nesta sexta-feira, 30 de abril, a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, agora em novo endereço, na rua Alferes Joaquim Antônio, 160, Vila Pinto.

“Um compromisso da administração e um sonho da população usuária do SUS, bem como dos servidores da saúde, a Secretaria de Saúde ganha novo impulso centralizando todos seus serviços de gestão, coordenação e de logística”, disse o secretário de Saúde, Luiz Carlos Coelho que participou diretamente de todo o processo de escolha e adaptação do imóvel e agora da mudança.

No novo prédio já estão funcionando todos os setores de Regulação do SUS do município, como o Tratamento Fora de Domicílio, autorizações de internações hospitalares, Controle de Avaliação, Ouvidoria do SUS, e a Vigilância Sanitária, que agora passa a integrar o mesmo endereço da sede da SEMUs; a coordenação de Saúde Mental , a Direção Administrativa e os setores administrativos de suporte, o Recurso Humano, a coordenação de Atenção Básica primaria e secundária, o Setor de Imunização, Coordenação de Saúde Bucal e toda parte de logística de insumos da Saúde do município, sendo material e medicamentos, centralizados na sede da secretaria para dispensação e distribuição para as demais unidades de saúde,

No novo prédio também funcionará a gerência da farmácia e do almoxarifado, bem como a rede de frios central do município.

“Um momento muito esperado por todos nós, que assumimos o compromisso de transferir a secretaria de Saúde para uma sede nova, moderna, acessível, e que comportasse todos os serviços que compõem SEMUS. Ganham os servidores da saúde, bem a população usuária. A mudança da secretária para um prédio novo, dotado de acessibilidade, trará maior dignidades produtividade para os servidores, ao mesmo tempo viabilizando o acolhimento de maior qualidade aos usuários do Sus do Município”, disse o prefeito Vérdi Melo que se emocionou ao falar do grande amigo, o médico José da Frota Vasconcelos, que deu o nome ao prédio da Secretaria de Saúde, por meio de uma proposição do vereador e médico, Dr. Fernando Guedes de Oliveira.

“Doutor José da Frota foi uma grande amigo, parceiro de uma vida, que acreditou nos meus projetos. Em 2000 aceitou sair candidato a vice-prefeito pela minha chapa, um dos nossos grandes desafios. Só tenho que agradecer a sua família hoje aqui presente, compartilhando conosco de uma grande conquista para Varginha”, disse o prefeito Vérdi Melo.

Homenagem
A Secretaria de Saúde leva o nome do médico varginhense Dr. José da Frota Vasconcelos, falecido em 18 de maio de 2019 aos 73 anos de idade.


Casado com Patrícia Frota Vasconcelos e pai de Daniela (arquiteta), Ana Lúcia (Médica), Priscila (médica) e Letícia (farmacêutica), Dr. José da Frota nasceu em Varginha em 11 de agosto de 1945.

Dr. José da Frota formou-se na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (EMC), em 1972, tendo se especializado em psiquiatria na Academia Brasileira de Medicina Militar, em 1973 e médico legista, formado em 1976, onde também frequentou o Curso de Aperfeiçoamento em Chefia Policial.


Cursou ainda especialização em Saúde Mental pelo Instituto Presidente Castelo Branco e aposentou pela Academia de Polícia Civil de Minas Gerais. Especialista em Psiquiatria Clínica e Psicopatologia Geral pela Academia Brasileira de Medicina Militar.


Foi Professor Adjunto das Faculdades Integradas Estácio de Sá, Rio de Janeiro, em 1974. Retornou para Varginha em 1975. Foi orientador de vários alunos da Faculdade de Direito de Varginha, em teses para Conclusão de Curso: entre os anos de 2001 a 2009, também recebeu o título de Professor Honorário da Universidade de Alfenas em 1989.


Dr. José foi membro do Conselho Diretor e Administrativo do Hospital Regional do Sul de Minas em 1985 e 1986 e foi diretor e fundador do Hospital Humanitas de Varginha. Destacou se na aquisição de vários aparelhos médicos, para melhoria da assistência médica em Varginha, destacando se ultrassom e tomografia.


Trabalhou no ambulatório de Saúde Mental do Município de Varginha. Também foi presidente da Associação Médica de Varginha, onde sempre lutou para a valorização da classe e o estímulo a melhoria da saúde em Varginha. Em Varginha, também foi vereador por 2 mandatos e presidente da Câmara Municipal nos anos de 1995 à 1998.

A cerimônia contou com as presenças do padre João Batista da paróquia do Mártir e do pastor Valmir Rocha de Oliveira da Igreja templo dos Milagres.

Deixe um comentário