Estudantes de Varginha representam a região no Parlamento Jovem de Minas

Wathson e Bruna são alunos da Escola do Legislativo de Varginha e defenderão as propostas eleitas pelo Polo Sul Minas III

Os alunos da Escola do Legislativo da Câmara de Varginha, Wathson Alves Bernardes e Bruna Barbara Custódio já estão em Belo Horizonte participando da etapa final do Parlamento Jovem de Minas 2019, que este ano debate o tema “Discriminação Étnico Racial”.

Os dois foram escolhidos para representar não só Varginha, mas a região do Polo Sul Minas III, composta pelos municípios de: Alfenas, Guapé, Nepomuceno, Paraguaçu, Santana da Vargem, Três Corações e Varginha. Agora, vão defender as propostas eleitas pelos estudantes da região.

As propostas foram divididas em subtemas e o Polo Sul de Minas III defenderá as seguintes:

Subtema 1- Desigualdades socioeconômicas. Propostas:

·         Instituição do critério “cotas raciais”, seguindo o número de vagas instituídas pela lei de cotas nos processos seletivos de colégios de aplicação do Estado de Minas Gerais, para todos os alunos de etnias comumente discriminadas, caso não haja número suficiente de ingressantes por meio do critério de cotas previamente estabelecido.

·         Garantia, para a população negra e para os povos e as comunidades tradicionais, de assistência técnica rural, de apoio para os programas de geração de renda, como o desenvolvimento de atividades agrossilvipastoris, e de fomento à associação cooperativa, por intermédio da Emater-MG.

E no subtema 3 – Direito às identidades e à diversidade cultural:

·         Garantia de assistência religiosa e social aos praticantes de religiões de matriz africana e afro-brasileiras, inclusive aos hospitalizados, aos detentos ou aqueles que encontrem em quaisquer outras instituições de internação coletiva.

·         Incentivo ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e/ou registro da história, das tradições e das manifestações culturais dos povos e comunidades tradicionais, com o auxílio do Arquivo Público Mineiro, para a posterior digitalização desses registros e disponibilização no Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Público Mineiro – SIAAPM.

O evento começou ontem (18), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e conta com a participação de 124 estudantes de todo o estado.

A votação das propostas já selecionadas pelos participantes nas etapas municipal e regional será realizada na sexta-feira (20), a partir das 10 horas, no Plenário da ALMG.

Pelo segundo ano seguido a Escola do Legislativo da Câmara de Varginha terá uma aluna na Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Bruna Barbara Custódio será Relatora no Subtema 1.

30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO MINEIRA

Paralelamente à etapa final do Parlamento Jovem de Minas também estão sendo realizadas nesta quinta-feira (19) as comemorações pelos 30 anos da Constituição Mineira e mais uma vez a Escola do Legislativo da Câmara de Varginha teve um aluno eleito para representar a nossa região no evento. Vinícius Romei Magalhães integra a comitiva de Varginha em Belo Horizonte e será um dos estudantes do estado a participar das atividades na Assembleia de Minas.

Deixe um comentário