Em Varginha, professores estão nas escolas preparando o retorno dos alunos

Prefeitura divulgou nota garantindo toda a segurança aos professores e outros funcionários da Rede Municipal de Ensino.

A Prefeitura de Varginha divulgou nota nesta quinta-feira, 4, garantindo a presença dos professores nas escolas municipais do município. Eles estão adequando os espaços e ambientes para o retorno das aulas presenciais dia 5 de abril.

Na nota, a Prefeitura rebate alegações de que os professores deveriam continuar trabalhando em casa, possibilidade de contágio ao covid-19 e explicando a situação de um profissional já contaminado.

“Nota da Prefeitura de Varginha

Os professores da Rede Pública Municipal de Ensino estão trabalhando presencialmente nas escolas a fim de adequar suas atividades e o ambiente para o retorno gradativo e seguro dos alunos a partir de 5 de abril do corrente ano, se o quadro de contagio do Coronavírus não recomendar outro posicionamento do Poder Público;

Com relação ao trabalho em home office, sob a alegação de que seria mais seguro, cumpre dizer que os professores, assim como todos os demais servidores, quando trabalhando presencialmente, o fazem utilizando equipamentos de proteção individual, mantendo o distanciamento e respeitando os protocolos de segurança já amplamente divulgados para a comunidade escolar e para a sociedade em geral, motivo pelo qual o trabalho presencial com o respeito aos protocolos do município, chancelados pela Vigilância Sanitária, é mais seguro do que a estada em outros ambientes onde tais regras, talvez, nãos sejam seguidas com o rigor as quais são nos estabelecimentos de ensino.

A Prefeitura Municipal, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde é notificada de todos os casos em que se tenha seguido os protocolos do município, dentre os quais a ida às unidades gripais ou testagens realizadas.

Importante salientar que todos os profissionais com suspeita de serem portadores do Coronavírus são afastados de acordo com os protocolos do município, retornando após o período que varia entre 10 e 14 dias ou de imediato se houver teste negativo.

Os profissionais vão continuar trabalhando em loco? Sim, em razão de todo o exposto.

Com relação a profissional que testou positivo, pode-se afirmar que o contágio não se deu no local de trabalho, uma vez que ela já se apresentou com os sintomas da Covid 19 logo no primeiro dia de trabalho presencial, tendo sido afastada de imediato, sendo de conhecimento público e notório que os sintomas da Covid 19 não se manifestam em prazo inferior a sete dias”.

Deixe um comentário