E.M Domingos Ribeiro de Rezende realiza 1ª reunião remota com pais

O encontro virtual foi às vésperas da Atividade nº 50, pois os trabalhos remotos começaram no dia 14 de maio

A Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende fez na noite de quarta-feira, 23, a primeira reunião remota com pais e responsáveis dos alunos da instituição. Houve a participação de 140 pessoas que acompanharam a condução da diretora Juliana de Paula Mendonça que na oportunidade afirmou que os professores têm sido desafiados a também aprender novas metodologias para fazer chegar até aos alunos as mensagens.

Juliana disse que participou recentemente de um encontro on-line sobre educação quando muitos municípios afirmaram sequer terem começado as atividades remotas. “Em Varginha iniciamos no dia 14 de maio pelo Portal da Educação da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e agora a TV Princesa também vai começar a fazer a divulgação, e quem não tem acesso a esses meios pode retirar o material impresso nas escolas mensalmente, ou seja, tudo está sendo feito para interagir ao máximo com os estudantes”, garantiu.

A diretora enfatizou a necessidade de fortalecer ainda mais os laços escola + comunidade nesse enfrentamento à pandemia Covid-19. “Não estamos transferindo a nossa responsabilidade de professores, mas agora precisamos muito da parceria da família”, declarou Juliana.

A orientadora Ana Cristina Rodrigues Palmuti divulgou uma mensagem do historiador Leandro Karnal sobre a pandemia, que destaca que o momento para muitos tem sido de reaproximação e união familiar e que se a família consegue ao menos fazer a criança ler e aprender um texto, no futuro esse estudante poderá vencer e aprender muito mais.

O encontro também contou com a participação especial de Pedro Riker, direto do Rio de Janeiro. Ele falou do Projeto Estante Mágica de incentivo à escrita e à leitura, motivando os alunos a escreverem um livro com seis ilustrações e seis textos mais a ilustração da capa. Segundo Pedro, o projeto está em mais de mil escolas sendo alinhado com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC com respeito à política de privacidade. O Projeto culmina com um ebook (formato digital do livro) e evento de autógrafo. Para Pedro, principalmente nesse ano, o projeto é de suma importância, pois muitos lembrarão que conseguiram fazer a publicação em um ano histórico, com muitos desafios e aprendizados.

A Direção da Escola convidou todos para a Festa Julina que será no dia 31, também de forma remota, mas que já está mobilizando muitas famílias que estão decorando a casa e programando guloseimas, trajes a rigor e muita animação, inclusive com brincadeiras que serão propostas pelos professores.

Ao final da reunião, os pais e responsáveis puderam esclarecer dúvidas. Nos comentários a iniciativa do encontro remoto, às vésperas da atividade nº 50, teve aprovação maciça sendo a escola elogiada pela seriedade, responsabilidade e suporte dado à comunidade. “Na terça-feira, dia 21, fizemos reunião remota para o segmento do 6º ao 9º ano com a participação de 157 pais e responsáveis; agradecemos a todos pelo envolvimento e comprometimento”, finalizou a diretora Juliana de Paula Mendonça.

A Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende atende aproximadamente 700 alunos do 1º ano 9º do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos do 1º ao 4º período – Ensino Fundamental I.

Deixe um comentário