Decreto de Liberdade Econômica de Varginha será assinado nesta segunda (11)

O prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, recebe autoridades e empresários nesta segunda-feira, 11, para a assinatura do decreto que trata da liberdade econômica no município. A norma busca municipalizar, no que cabe, a Lei Federal nº 13.874/2019 para desburocratizar as atividades, eliminando amarras desnecessárias.

O evento acontece na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na Vila Pinto, às 15 horas. Está prevista a participação do governador Romeu Zema.

Trabalho aos finais de semana e feriados

A lei permite o exercício das atividades econômicas em qualquer dia e horário, inclusive em feriados, não estando sujeitos a cobranças ou encargos adicionais, desde que não atinja o meio ambiente, a regulação condominial e a legislação trabalhista. 

Alvará de Funcionamento

A Lei dispensa o alvará e licenças de funcionamento para as Pessoas Jurídicas que exercem atividade de baixo risco. A autodeclaração de enquadramento será documento suficiente para a apresentação. 

Documentos Digitais

Uma inovação há muito esperada, a qual facilitará a rotina das empresas e das pessoas, principalmente com relação aos órgãos públicos, uma vez que o documento digital e a sua reprodução, em qualquer meio, terão o mesmo valor probatório do documento original, para todos os fins de direito, inclusive para atender ao poder fiscalizatório do Estado. A esperança aqui é o fim das cópias reprográficas e das autenticações de documentos em cartórios.

A certificação digital ganha a partir desta norma legal um importante papel no trato documental, vez que a reprodução de documento digital conterá mecanismos de verificação quanto a integridade e a autenticidade, cabendo ao particular o ônus de demonstrar integralmente a presença de tais requisitos através da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Deixe um comentário