Cemig moderniza iluminação da Escola Estadual Brasil

Investimentos em eficiência energética vão beneficiar escolas públicas de Varginha

Com o objetivo de levar iluminação de qualidade aos alunos e profissionais da educação da rede estadual pública, a Cemig está substituindo lâmpadas de alto consumo energético por outras de tecnologia LED em escolas de Varginha. A Escola Estadual Brasil é a primeira instituição da cidade a ser beneficiada por essa  iniciativa, que  integra o Programa de Eficiência Energética da companhia e visa garantir o consumo mais eficiente e econômico da energia elétrica, reduzindo o desperdício e gastos desnecessários.

Além da Escola Estadual Brasil, outras 13 instituições estaduais de ensino e o Conservatório Estadual de Música de Varginha também serão contemplados pelo Programa. Em média, são substituídas aproximadamente 300 lâmpadas por escola, o que pode representar cerca de 4.500 lâmpadas substituídas nas instituições da cidade.

Por meio do Programa de Eficiência Energética da Cemig, foram investidos cerca de R$ 10 mil na substituição de 117 luminárias e 238 lâmpadas em salas de aula e outras dependências da Escola Estadual Brasil. Com esta iniciativa, a companhia estima uma economia de cerca de 50% no consumo da iluminação da instituição, além de melhoria na qualidade da iluminação e redução de custos com manutenção e compra de lâmpadas.

Segundo o analista de eficiência energética da Cemig e coordenador do Programa Cemig nas Escolas, Neander Geraldo Resende Lima, as novas lâmpadas têm durabilidade superior e diminuem os custos de manutenção das escolas. “Percebemos que muitas das instituições atendidas ainda faziam trocas constantes de reatores. A substituição das lâmpadas elimina essa necessidade”, explica o analista de eficiência energética.

Alinhada ao objetivo de reduzir impactos ambientais, a iniciativa também compreende a reciclagem das lâmpadas ineficientes. Além disso, segundo Neander Lima, tais práticas visam incentivar a sustentabilidade no ambiente escolar e propiciar uma sala de aula mais confortável e adequada para o desenvolvimento dos alunos e trabalho dos profissionais da educação.

Programa de Eficiência Energética e educação

Os investimentos da Cemig em escolas devem alcançar, entre o quinquênio 2018-2022, mais de R$ 43,4 milhões, considerando a modernização da iluminação de todas as escolas estaduais dentro da área de concessão da Cemig, um total de 3.398 e, ainda, a implantação de 125 microusinas fotovoltaicas em instituições de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O Programa de Eficiência Energética da Cemig, regulado pela Aneel, é responsável por aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica.

Deixe um comentário