Alfenas recebe ações do Programa Selo Prevenção Minas

Iniciativa ocorre durante o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

A Rede da Mulher, grupo de Alfenas, no Sul de Minas, coordenado pelo Programa Selo Prevenção Minas, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realiza diversas ações nesta quarta-feira (25/11), em razão do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Os principais objetivos são conscientizar a população sobre a importância da construção de alternativas de enfrentamento ao problema e divulgar equipamentos disponíveis para o atendimento às vítimas. As atividades reúnem órgãos municipais, forças de segurança estaduais e Poder Judiciário local.

Entre os trabalhos desempenhados estão a panfletagem na região central da cidade e a fixação de faixa e de cruzes na Praça Getúlio Vargas, representando as vítimas fatais de violência contra a mulher, no Sul do Estado, em 2020. O material foi confeccionado por integrantes da rede e disposto nas ruas.

Selo Prevenção Minas

O Programa Selo Prevenção Minas, da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), visa contribuir para a criação e para o fortalecimento de políticas públicas direcionadas à redução e à prevenção da criminalidade. O Estado atua a partir de um apoio técnico e metodológico às prefeituras.

Alfenas foi o primeiro município a assinar o Acordo de Cooperação Técnica, em novembro de 2019, e receberá o Diagnóstico Municipal de Segurança Cidadã, na próxima sexta-feira (27/11). Durante a elaboração conjunta do documento, identificou-se a demanda por uma articulação das instituições públicas que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher na cidade.

Dessa necessidade, surgiu, em junho deste ano, a Rede da Mulher. A coordenadora do Programa Selo Prevenção Minas, Bruna Marques, reforça que “promover as transformações que as vítimas tanto precisam exige um compromisso sério e permanente na integração dos esforços das ações da sociedade, especialmente pelo poder público em todas as suas esferas”.

Avanços

Após a entrega do Diagnóstico Municipal de Segurança Cidadã, Alfenas avança para o próximo ciclo do programa, no Eixo Certifica. A nova fase consiste na construção de um Plano Municipal de Prevenção à Criminalidade, a partir da mobilização e da participação social, com o apoio da Sejusp. O terceiro e último passo, na sequência, é executar as ações previstas no planejamento, resultando na certificação do município com o Selo Prevenção Minas. Fotos: Divulgação Sejusp.

Deixe um comentário