5ª edição do ‘Tour Cívico’ da Escola do Legislativo

Estudantes dos projetos Nasce um Cidadão e Liga do Parlamento conheceram os poderes Legislativo e Judiciário, na capital mineira

No último dia 29 de julho foi realizada a 5ª edição do Tour Cívico da Câmara Municipal de Varginha com alunos dos projetos da Escola do Legislativo: “Nasce um Cidadão” e “Liga do Parlamento”.

Os 52 alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e privada de Varginha visitaram a Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Centro Cultural Banco do Brasil.

Na ALMG, os adolescentes foram recepcionados e orientados pela Gestora do Projeto “Visitas Orientadas da Assembleia”, Veruska Célia Gontijo Pereira. Eles conheceram os principais setores do Legislativo Mineiro, como o Plenário, e participaram da simulação de uma reunião de comissão. 

Ainda na Assembleia, os alunos foram recebidos pelo deputado estadual por Varginha, Professor Cleiton, que acompanhou as atividades e em seguida abriu seu gabinete para um bate papo com os adolescentes que tiraram dúvidas e conheceram um pouco mais sobre o dia a dia dos parlamentares na ALMG.

A segunda atividade foi uma visita ao Centro Cultural Banco do Brasil onde os estudantes visitaram a Dreamworks Animation – Uma Jornada do Esboço à Tela, que revela todo o processo criativo de animações clássicas.

No Palácio da Justiça, antiga sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, os alunos ouviram uma explanação sobre as funções dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, destacando o papel do Judiciário no julgamento de conflitos de matérias diversas. O momento foi também de perguntas, onde os alunos puderam tirar suas dúvidas em relação às diversas carreiras existentes no Judiciário. Em seguida, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o museu e conhecer as dependências do prédio. 

Deixe um comentário